sábado, 11 de dezembro de 2010

O apostador político

Pedro era um cidadão pacato, no auge de seus 62 anos era filiado ao PSCIR (Partido Socialista Comunista ítalo russo), já havia cogitado uma afiliação ao PMC (Partido Menos Comunista), mas em uma ultima reavaliação achou melhor não: “Piff! Malditos Neoliberais”.

Tinha uma esposa, Joana era uma mulher conservada, dez anos mais Jovem. O casal teve apenas uma filha chamada Janine.

Todo dia Pedro se levantava escovava os dentes e ia para pracinha jogar xadrez e discutir política. O país que passava por períodos conturbados e mais ainda o presidente que mais viajava do que trabalhava eram os alvos preferidos das discutições, o que irritava Pedro visto que se simpatizava, bom, na verdade era um fervoroso defensor do presidente.

Juraci, parceiro de Xadrez de seu Pedro, ao contrário do companheiro não via com tão bons olhos o governante mor e um dia em uma discussão sobre, dentre outras coisas, o salário mínimo, proferiu a famigerada e até hoje lembrada frase “presidente vagabundo, o mínimo que é bom não sobe”, ambos se exaltaram:

- Claro que sobe rapaz!

- Sobe como? Esse cara só quer saber de passear!

- Claro que sobe! Ele já anunciou.

- Anunciou quando? Eu não vi.

- Anunciou no radio...

E quando a discussão já partia para horizontes distantes o confiante Juraci propôs “fazemos assim, se o salário mínimo subir até o fim do ano eu deixo você dormir com minha mulher.”

Pedro mais que depressa retrucou “Mas e se não subir?”

-Bom, se não subir a situação se inverte né.

- Você dorme com Joana? não posso fazer isso.

- Tudo bem, vejo no que acreditas.

Foi então, que depois de muito tempo de mesmice e certeza Pedro se viu diante de uma encruzilhada, escolher entre a esposa companheira de muitos anos e seu presidente. Fez o que qualquer homem faria.

- fechado então!

Quando veio janeiro o aumento não veio e o prazo se esvaiu, seu Pedro perdeu a mulher, que claro não aceitou dormir com Juraci , mas também não aceitou morar ao lado do apostador político.

Hoje seu Pedro mora sozinho, Janine a filha se casou e as vezes o visita, o proibiu de apostar o neto em qualquer aposta política.

O presidente foi reeleito, o salário mínimo nunca subiu, mas seu Pedro sabe que é pelo bem da nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário